Construído em Brasília, o estádio nacional Mané Garrincha possui capacidade de gerar até 2,5 MW de energia através de painéis solares. Quantidade igual ou superior à gerada por países como Bósnia-Herzegovina, Croácia, Camarões, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, Irã, Costa do Marfim, Uruguai e Gana. A quantidade de energia renovável gerada pelo Brasil nessa copa de 2014 é maior que a de qualquer outra copa do mundo realizada anteriormente.
A instalação dos painéis solares no estádio é patrocinada pela chinesa Yingli Green.
"É vital que nós seguimos o exemplo dado pelos organizadores da Copa do Mundo e investir pesadamente na nova tecnologia que estamos vendo tão bem utilizado no Brasil", disse Simon Trace, presidente da ONG Practical Action.
"Por um lado, os organizadores e FIFA estão de parabéns por fazer um investimento financeiro considerável e fazendo desta a Copa do Mundo mais verde da história", disse Trace.
Mas de acordo com o Banco Mundial, ainda há 1,2 bilhão de pessoas - um quinto da população do mundo - sem eletricidade. Quase o dobro deste valor se baseia em hazardously queimando esterco, madeira ou carvão. "É um absurdo que tem havido um maior investimento em energia renovável por um único evento esportivo do que em 11 dos países competindo nela", disse Trace.
Sem acesso à energia, Trace disse, "sempre haverá uma proporção substancial da população mundial vivendo na pobreza."
Trace diz que "a maioria destes são os países, em que o crescimento econômico, saúde e educação de milhões de pessoas é severamente restringido pela falta de acesso à energia elétrica para a maioria da população."
O relatório PPEO 2014 foi lançado no Fórum sobre Energia Sustentável das Nações Unidas em Nova York, no dia 04 de junho.Seu objetivo mostrar que estratégias são necessárias para acabar com a carência energética.
Lançada em 2011, a iniciativa da Secretaria Geral das Nações Unidas é disponibilizar acesso universal à energia elétrica.
O relatório constatou a única maneira de alcançar o quinto da população mundial sem eletricidade é "não da forma tradicional baseada em grade, encontrada no oeste, mas via de menor escala, através de fontes renováveis, como a solar, hídrica e eólica".
Somando-se os 2,5 MW de energia gerados pelo Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, 1.4MW gerados pelo Mineirão, em Belo Horizonte, 1MW da Arena Itaipava, em Pernambuco, e os 500KW do Estádio do Maracanã, o Brasil os estádios brasileiros produzirão 5,4 MW de energia solar.
Adaptado de PV-Tech.org
