Areia melhora baterias de lítio em três vezes
| Da esquerda para a direita, a areia inicial e a areia purificada com alto teor de quartzo - o último frasco contém o nano-silício pronto. [Imagem: UC Riverside] |
Areia de silício
Pesquisadores da Universidade da Califórnia de Riverside criaram uma
bateria de íons de lítio que supera em três vezes as baterias usadas
hoje em notebooks e celulares.
E o material chave para essa inovação foi... areia.
As pesquisas para melhorar as baterias de lítio estão focadas no
anodo, o lado negativo da bateria. O material padrão atual é o grafite,
mas tem sido difícil otimizá-lo sem uma insistente tendência a
explosões.
A principal opção é fazer uma bateria de lítio e silício,
onde o silício substitui o grafite. O problema é que o silício em
nanoescala degrada-se rapidamente, além de ser difícil produzi-lo em
grandes quantidades.
Zachary Favors então se voltou para uma areia muito pura, com uma
elevada porcentagem de quartzo - o quartzo é dióxido de silício.
| Diagrama esquemático de como a areia é transformada no anodo para as baterias de lítio-silício. [Imagem: UC Riverside] |
Nano-silício
Favors moeu a areia até produzir grãos em escala nanométrica e então purificou-a para aumentar a concentração de quartzo - a areia passou de
cinza para branca, similar em cor e textura ao açúcar.
O último passo foi acrescentar sal e magnésio e aquecer o pó
resultante. Com o sal funcionando como um absorvedor de calor, o
magnésio removeu o oxigênio do quartzo, produzindo silício puro.
A grande surpresa é que esse nano-silício consolidou-se em um
material esponjoso de altíssima porosidade, ideal para formar o ânodo de
uma bateria de lítio-silício.
Ainda não está bem claro porque o silício produzido desta forma
supera tanto o silício tradicional, mas a técnica é barata e dispensa o
material ultrapuro usado para fabricar fibras ópticas ou chips de
computador.
O resultado é um meio-termo interessante, com o rendimento da bateria
superando em três vezes as baterias de íons de lítio atuais, mas a um
custo muito baixo - o rendimento teórico de uma bateria de lítio-silício é de 10 vezes o padrão atual.
Fonte: Inovação Tecnológica
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