Esta é a primeira vez que a montadora japonesa lançou patentes para concorrentes sem cobrar uma taxa de royalty, ressaltando os desafios da Toyota e outros rivais enfrentam em promover a adoção em massa da tecnologia de células de combustível.
"Uma montadora sozinha não pode criar uma sociedade de hidrogênio. Ele precisa ser um esforço mundial", disse Akio Toyoda, presidente da Toyota a jornalistas nesta terça-feira.
Em junho, a Tesla, co-fundada pelo bilionário empresário Elon Musk <http://www.cnbc.com/id/
Veículos de célula de combustível, ou FCVs, funcionam com eletricidade gerada pela combinação de hidrogênio com o oxigênio, tendo apenas o vapor de água como um subproduto.
A decisão da Toyota vem antes do lançamento de seu novo sedan de células de combustível nos EUA e na Europa este ano. A Mirai movido a hidrogênio terá preço de 57,500 dólares nos EUA e € 66.000 na Europa, com uma meta de vendas modesta de 700 unidades em todo o mundo para este ano. Volume de produção global deverá aumentar para dezenas de milhares até 2020.
Leia mais: EUA esperam recorde na venda de automóveis em 2015 <http://www.cnbc.com/id/
A empresa disse que vai oferecer mais de suas patentes de graça até 2020, embora cerca de 70 patentes para instalar e operar estações de abastecimento de hidrogênio estarão disponíveis indefinidamente sem cobrança de royalties.
"Esperamos que, através da partilha essas patentes com os outros, novos componentes e sistemas de células de combustível pode ser aperfeiçoada e melhorada para aumentar o desempenho, reduzir custos e atrair um mercado muito mais amplo de compradores", disse Bob Carter, vice-presidente sênior da Toyota, na Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
Analistas disseram que os altos custos e a falta de infra-estrutura de reabastecimento irá dificultar uma maior utilização de veículos de célula de combustível, espelhando os obstáculos enfrentados pelos veículos elétricos na sua fase de lançamento.
Embora os riscos da Toyota de comprometer a sua vantagem tecnológica, Masahiro Akita, analista do setor automotivo na Credit Suisse <http://data.cnbc.com/quotes/
"Não há como manter a liderança de um avanço tecnológico se o mercado não se expandir", disse Akita.
A maioria dos fabricantes de automóveis em todo o mundo estão se preparando para lançar veículos movidos a hidrogênio, e muitos estão trabalhando juntos para compartilhar os custos de desenvolvimento da tecnologia.
fonte: http://www.cnbc.com/id/102314336#


Nenhum comentário:
Postar um comentário